AO FINAL DA PÁGINA, CLICK EM POSTAGENS MAIS ANTIGAS PARA CONTINUAR VISUALIZANDO AS MATÉRIAS

26 de abr. de 2012

A história de Nova Tebas contada por Manoel Borba de Camargo

Um breve relato sobre sua formação e emancipação.
Nova Tebas hoje município, foi distrito administrativo e judiciário do Município e Comarca de Pitanga. Como distrito teve o nome de Bela Vista, um de seus primeiros povoados nas proximidades do Rio Voraz (margem esquerda), que centralizava todos os negócios da região, à princípio, referentes a venda e compra de suínos, depois dos produtos obtidos de uma diversificada atividade agrícola de seus primeiros povoadores: plantio de cafezais, de cereais, da cana de açúcar e obtidos com a sua industrialização, açúcar, rapadura, melado e cachaça, As lavouras eram precedidas de extensas derrubadas e queima de dezenas de alqueires de matas, onde, além de esparsas árvores de araucárias, predominavam gigantescas árvores de perobas, pau marfim, gurucaias e outras madeiras de lei.Do mesmo modo se obtinha as áreas para o plantio do café, que até a sua formação, possibilitava o plantio de cereais pelos meeiros e arrendatários. As atividades agrícolas, no entanto, aos pouco, foi acabando com as safras, sistema de engorda de suínos, onde eles eram após serem castrados, eram colocados nas roças de milho e dela só saiam quando seu peso ultrapassava a cem quilos, ou seja, à seis arrobas e meia. Com o plantio das lavouras de milho para ser comercializado, e de café, no entanto, foi aos pouco cessando a engorda de suínos no sistema de safra, para evitar danos as lavouras feitas pelos vizinhos, pois, podia ocorrer que na falta de alimento nas áreas de engorda os porcos que se encontrassem na seva passassem para as outras lavouras.
Os safristas tinham os comerciantes estabelecidos na localidade de Bela Vista, como seus sustentáculos.
Os irmãos Huida e Dalgobo, além de serem proprietários de casas comerciais, que forneciam a todos aos sitiantes das cercanias que iam até as proximidades de Ivaiporã e Iretama, também se dedicavam a engorda de suínos e adquiriram quase toda a produção dos que se dedicavam a essa atividade. Adquiriam-nos nos locais de engorda e os transportavam em seus caminhões até os centros consumidores, de preferência à Ponta Grossa, que tinha a maioria dos compradores estabelecidos com mangueirões na Nova Rússia. Dentre eles contava com o Schaffer.
O nome de Nova Tebas surge com o estabelecimento na região de Elie Papanastaciu e sua família, que, após a aquisição de algumas áreas de terras nas Glebas 14 e 15 da Colônia Muquilão, implanta aí um loteamento, destinando para isso uma grande área para o quadro urbano e chácaras. Elie Papanastaciu de posse de seu memorial descritivo, de sua planta, e de certo número de contratos-tipo, passa a vendê-los aos moradores da região,da cidade de Pitanga e a patrícios seus, em sua maioria, estabelecidos na cidade de São Paulo. Seu sonho era implantar na região uma colônia de gregos. Mas tal não ocorre. Os que lhe compram lotes, na sua maioria, sequer vêm conhecer o lote que tinham adquirido. Poucos foram os que concluíram os negócios compromissados, recebendo a escritura do lotes e, quando isso acontece, logo em seguida os repassam aos moradores de Pitanga e a pessoas radicadas nos povoados e cidades proximidades. Todavia, em decorrência dos negócios que realiza inúmeros sitiantes adquirem lotes no loteamento Cidade de Nova Tebas e ele inclusive, chega a arborizar a avenida principal. Ao acontecer isso Nova Tebas já conta com algumas casas de comércio e o cartório de Bela Vista, sem que o seu titular contasse com autorização para tanto, é transferido para ela.
Todavia, a Cidade de Nova Tebas passa então a ser conhecida em todo o Brasil, graças ao trabalho desenvolvido por Elie Papanastaciu, junto aos seus patrícios. E, passa ter na esfera política do município de Pitanga uma expressiva influência, quando passa a contar com vários representantes na Câmara Municipal, Benedito da Farmácia e Silvino Xavier de Poema, também conhecida por Alvorada. A frente do PMB se encontra Donato Esser, que recepcionando a vontade do padre Antonio Holler, vigário da Paróquia de São Pedro e São Paulo, se propõe a levar a termo um campanha para lograr a sua emancipação do município de Pitanga, da qual se encontra distante 57 quilômetros. Donato faz correr um abaixo assinado para ser encaminhado à Assembléia Legislativa, que angaria mais de cinco mil assinaturas, mas não logra sucesso, ainda que entregue ao deputado Trajano Bastos, porque opondo-se a sua pretensão tem ele dois fortes opositores: o prefeito de então Otacílio Bittencourt e o ex-prefeito Reinaldo Petrechen, que já se apresentava como um dos maiores proprietários no território que iria constituir o novo município. Donato Esser, candidatando-se vereador e como representante do Distrito de Bela Vista, ganha as eleições. Isso acontece no ano de 1982. O jornal Noticias do Vale, em uma de suas edições com a manchete NOVA TEBAS – ELEIÇÕES 88, aborda a atuação de Donato Esser na criação do Município de Nova Tebas nos seguintes termos: “Em 1982 Donato Esser foi eleito vereador para a Câmara Municipal de Pitanga e um de seus primeiros atos foi a Criação do Distrito Administrativo. Em 5 de agosto de 1985 apresentava na Câmara a proposição( indicação 004/85) para a criação do município. Em 06 de março de 1986 o prefeito Neri Kocemba envia o oficio 11/86 ao então presente da Assembléia Legislativa do Estado, Deputado Nilson Sguarezi indicando a elevação a município. Em 15 de março de 1987 foi realizado o plebiscito que teve como resultado 3.441 favoráveis, 219 contrários, 37 nulos e 16 em branco. 90 por cento da população foi favorável a elevação de Nova Tebas a município. Em 8 de dezembro de 1987 o Governador Álvaro Dias sancionou o projeto de lei nr. 97/85 criando o município de Nova Tebas.”
Essa edição teria sido lançada antes das eleições de 88, porque logo a seguir num campo da reportagem está posto o seguinte:” Concorreram ao cargo de prefeito municipal os senhores: Donato Esser (PMD:) Luiz Carlos Petrechen(PT:) e Francisco Antonio Luz (PT).”
“O número de leitores inscritos é de 7.518. Para a Câmara Municipal concorreram 36 candidatos, sendo 14 pelo PMDB, 14 pelo PTB e 8 pelo PT”.
“Para prefeito o Sr. Donato é o favorito da população pois já comprovou suas qualidades na Câmara municipal de Pitanga tendo conseguido inúmeros benefícios à população e ser morador na localidade desde 1961”.
“Luiz Carlos Petrechem o candidato do PTB tem contra si o fato de nunca ter residido em Nova Tebas, é morador de Pitanga e ser filho de Reinaldo Petreche ex-prefeito de Pitanga e que sempre foi contrário à criação do município.”
“Francisco Antonio Luiz pelo PT vem trabalhando ativamente pelo fortalecimento do partido”.
O candidato a vice-prefeito de Donato Esser foi Antonio Machado de Lima, casado com Ledi Aparecida Lima. O casal então tinha dois filhos Roni Cesar e Josiane Aparecido. Natural de Faxinal, filho de José Machado Bonfim e Olivia Sandra de Lima.
Donato Esser não logrou se eleger prefeito de Nova Tebas, mas o seu trabalho pela criação do município e como vereador é detalhado nesta reportagem. “Enfrentou inúmeras dificuldades mas não esmoreceu e conseguiu o êxito em seus objetivos. Como vereador na Câmara Municipal de Pitanga foi responsável por inúmeros benefícios à população, entre os quais destacamos: Instalação do Posto Avançado do Banco do Brasil. Instalação do Entreposto da Cooperativa Coamo, o Posto de Correios, o Escritório da Acarpa, da instalação do telefone publico, a instalação de um mini-fabrica de móveis e brinquedos, a qual funciona no Grupo Escolar “Elias Papanastacio”. Conservação de estradas, encascalhamento em aproximadamente 40 km. De estradas da região. Conseguiu o atendimento médico nos três postos de saúde existentes. Conseguiu recursos no município e verbas do Governo do Estado para o Hospital Comunitário. A estadualização do Grupo Escolar de 1º grau. Apoio e verbas para a assistência social e ajuda aos menos favorecidos. A construção d ponte sobre o Rio Corumbataí, obra concluída pelo Governo do Estado e que atendeu as reivindicações dos prefeitos de Ivaiporã e Pitanga. Donato conseguiu a aprovação do projeto da construção da estrada que liga Nova Tebas à Rodovia PR 460-Pitanga-Campo mourão. Donato Esser. É casado com Julia Pereira Esser. Seus filhos Elias, Elisange, Elissandro, Eloisa e Estela. É natural de Orleãs SC, filho de José Esser e Leoba Meurer Esser.


Fonte: http://pt.netlog.com/doutorcamargo/blog/blogid=2174024#blog

25 de abr. de 2012

20 de abr. de 2012

Contratação de empresas para prestção de serviços ao município de Nova Tebas

 A Prefeitura Municipal desta cidade publicou esta semana 3 licitações para contratar empresas especializadas em mão de obra de veículos leves e pesados para sua frota.

Segue abaixo cada uma delas: Os serviços licitados são: balanceamento, alinhamento e MÃO DE OBRA. Gente vejam voçes mesmos.... os valores, os serviços e a quantidade de cada serviço.
No link abaixo de cada processo licitatório está o processo na integra... ACESSEM.

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE MÃO DE OBRA DE VEÍCULOS LEVES NO MUNICIPIO DE NOVA TEBAS - PR, DURANTE O ANO DE 2012.
 http://www.novatebas.pr.gov.br/controle_inga/sistema/prefeitura/adm/arquivos/e604b62064f2.pdf




CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE MÃO DE OBRA DE MÁQUINAS PESADAS NO MUNICIPIO DE NOVA TEBAS - PR, DURANTE O ANO DE 2012.
http://www.novatebas.pr.gov.br/controle_inga/sistema/prefeitura/adm/arquivos/da895adc2d32.pdf
 



CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE MÃO DE OBRA DE VEÍCULOS PESADOS NO MUNICIPIO DE NOVA TEBAS - PR, DURANTE O ANO DE 2012
http://www.novatebas.pr.gov.br/controle_inga/sistema/prefeitura/adm/arquivos/e486c755d5b6.pdf